segunda-feira, 10 de março de 2008

Festa encerra com recorde de público


A 27ª Festa Nacional da Uva e 21ª Feira Agroindustrial se encerraram neste domingo, dia 9 de março, com uma solenidade especial realizada a partir das 19h30min no Pavilhão 2 e comemorando o público recorde. A Festa Nacional da Uva 2008 recebeu apenas nos Pavilhões durante seus 18 dias, 579 mil pessoas até as 18h de domingo, 50% a mais que na última Festa, quando 381 mil pessoas visitaram o Parque de Exposições e outras mais de 204 mil assistiram e desfilaram nos seis Corsos Alegóricos. O público geral envolvido com Festa da Uva 2008 ultrapassa as 937,3 mil pessoas (números preliminares).

O encerramento foi uma forma de homenagear as pessoas que estiveram envolvidas diretamente e indiretamente com a Festa. “A participação da comunidade é o que faz o sucesso da Festa”, destacou o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2008, Reomar Slaviero, frisando que é graças ao voluntariado e ao espírito comunitário de milhares de pessoas que a Festa Nacional da Uva é hoje uma das maiores manifestações comunitárias do país e, por isso, chega aos seus 77 anos cada vez mais forte.
O presidente acrescentou ainda que para bem receber a todos não se poupou esforços e investimentos em melhorias na infra-estrutura do Parque, bons shows nacionais e regionais, atrações culturais para todos os gostos, gastronomia típica, uva farta e o envolvimento de mais de 850 expositores e viticultores. “A alegria que observamos nas pessoas foi a maior retribuição pelo nosso trabalho”, frisou. Reomar Slaviero anunciou também a data da Festa da Uva de 2010: o evento será realizado entre 18 de fevereiro e 7 de março.

As Soberanas da Festa da Uva Andressa Grillo Lovato, Paula da Costa Taddeucci e Vanessa Susin também agradeceram a todos que colaboraram para a realização da Festa. “A comunidade caxiense tornou a história da minha vida muito mais bela. Tenham orgulho da nossa cidade”, disse Paula. “Agradeço a comunidade caxiense que, carinhosamente, nos recebeu como suas Soberanas”, destacou Vanessa. “Cada um fez a sua parte e todos nós juntos fizemos a diferença. Só temos a agradecer às pessoas que fizeram dessa Festa da Uva um grande espetáculo”, finalizou, emocionada, a Rainha Andressa.

Entre as atrações apresentadas na Festa da Uva 2008, esteve o almoço típico colonial, servido no Salão da Igreja aos sábados e domingos. O almoço teve como cardápio delícias da gastronomia italiana. A construção foi baseada em dados históricos e lembrou perfeitamente as confraternizações que acontecem no interior de Caxias do Sul. Outra novidade foi a Casa do Gaúcho: um galpão típico que retratou a cultura gaúcha. Neste espaço estiveram representados alguns ícones gauchescos, como o fogo de chão, chimarrão, churrasco, exposição de instrumentos do gaúcho e baile típico.

O tradicional Corso Alegórico encantou os visitantes com a alegria dos 3,9 mil figurantes. O Corso levou para a Rua Sinimbu, 12 carros da Festa, 10 carros dos distritos e cinco de municípios vizinhos: Veranópolis, Flores da Cunha, Antonio Prado, São Marcos e Nova Pádua. O público pôde acompanhar os desfiles com locuções temáticas brasileira, gaúcha e colona.

Os números atualizados até às 18h deste domingo, dia 9de março

Pavilhões – 579.135 pessoas (até as 18h de domingo)
Eventos paralelos – 142.855 pessoas* (atualizados até a sexta-feira, dia 7)
Desfiles (seis desfiles) – 204.100 pessoas (público e figurantes)
Total – 937.310 pessoas

Outros números desta edição

215 toneladas de uvas – até sábado
130,6 mil acessos ao site www.festanacionaldauva.com.br (até as 17h de 9 de março)
15 eventos esportivos
850 apresentações artísticas

Ass. Imp. Festa da Uva