sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Viagem pela história de Caxias

Apresentados ao público na noite desta quinta-feira, 29, os trajes das soberanas da Festa da Uva 2010 fazem alusão às triplas datas a serem comemoradas por Caxias do Sul no ano que vem. Os 135 anos da imigração italiana, os 120 anos de emancipação política e os 100 anos da chegada do trem e elevação à cidade.

As roupas foram desenhadas com base no trabalho da pesquisadora Tânia Tonet e costuradas por Maria Ilce Gens Adami e Diva Chiesa Araldi. Assim como em 2008, rainha e princesas têm dois trajes, um de gala e um de passeio, mas o número de adereços aumentou. Para 2010, as soberanas terão à disposição mais opções de agasalhos, pelo frio da Serra, além de leques, sombrinhas e gargantilhas.

Os trajes têm inspiração no período entre 1875 e 1910. Destaque é a harmonia entre as vestes da rainha Tatiane e das princesas Aline e Kátia. "Eu não consigo pensar uma distante da outra, eu penso o trio. Eu acho que possivelmente tenha sido o ano que eu mais consegui harmonizar as soberanas, onde uma remete à outra", explica Tânia.

Clique aqui, veja as fotos e os desenhos dos trajes e saiba todos os detalhes das roupas.