Desde que foi concebido em 1994, como projeto para motivar a participação da comunidade na Festa da Uva daquele ano, o Tirando o Pó da Festa da Uva, realizado pela Diretoria de Marketing de Relacionamento, tem alcançado sucesso. E a fórmula é simples: o Tirando o Pó dá a oportunidade para os moradores de Caxias do Sul expressarem o seu afeto pelos antepassados e sua cultura, por meio de pequenos museus expostos em vários pontos da cidade. É uma espécie de reverência e culto à essência que permeou a formação da cidade e região.
Os locais onde estes recantos se encontram são os mais variados possíveis e o critério para inscrição é que estes possam ser visitados ao longo da Festa da Uva, oferecendo mais uma opção de atração para quem quer viver a experiência do evento, nas suas mais diversas faces.
Os alunos de Turismo da Faculdade Anglo-Americana estão no acompanhamento da avaliação dos recantos, o que lhes servirá como conhecimento curricular para a cadeira de História da Arte e da Cultura. Os critérios de avaliação e distinção dos recantos passam pelas categorias de inscrição Autenticidade, Originalidade e Expressão, que poderão receber certificados Ouro, Prata ou Bronze, de acordo com o nível de autenticidade das peças expostas nas vitrines e recantos.
Fonte: Bureau Comunicação