domingo, 9 de agosto de 2009

"Fundamental", diz Andressa

Neste domingo, as candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva têm uma folga na agenda de eventos, afinal é Dia dos Pais. E como será o papel deles no apoio às meninas que querem ser soberanas? Para responder à pergunta e saber um pouco mais da experiência entre pai e filha, conversamos com a atual rainha da Festa da Uva, Andressa Grillo Lovato, e seu pai, Neri Carlos Lovato. Confira:

Blog: Qual a importância do teu pai neste percurso Festa da Uva, desde a escolha das soberanas, em 2007, até hoje?
Andressa: Fundamental. Tanto ele como minha mãe Helena e minhas duas irmãs Bruna e Camila foram o meu maior apoio. Desde o início eles estiveram comigo, me dando muita força em todos os momentos. Quando eu falei para o meu pai que queria concorrer, ele ficou muito feliz e entusiasmado. Ajudou-me totalmente em todos os sentidos. Disse-me que, o que eu precisasse eles todos iriam me ajudar. Uma coisa que eu sempre me lembro que ele disse foi que se era para eu participar, que fosse para valer, que eu me dedicasse, estudasse muito para fazer um bom trabalho.

Blog: Como foi a emoção de encontrar com ele logo após ser eleita rainha, na noite de 1º de setembro de 2007?
Andressa: A emoção não tem igual. Eu me lembro que logo após o anúncio, fomos fazer o primeiro desfile oficial e passamos por toda a passarela novamente, todas as torcidas, meus pais estavam nas mesas ao lado esquerdo, na frente da minha torcida, eu lembro que abanei muito, chorei muito. Eu não conseguia conter as lágrimas. Então meu pai chegou mais perto da passarela, mas tinham os seguranças, e não se conseguia chegar muito mais perto, me abaixei um pouco, estendi meu braço o quanto pude e consegui dar a mão para ele. Disse que o amava e o agradeci por tudo. Fiquei muito feliz, a alegria não cabia dentro de mim, foi simplesmente demais.

Blog: Qual é o papel do pai no apoio à filha, principalmente no concurso de escolha das soberanas da Festa da Uva?
Neri: Já é uma dádiva ser pai. Somente quem é sabe o real significado. Ver então uma filha crescer e se tornar mulher e soberana é uma das mais importantes realizações na vida de um homem. A Andressa sempre pode contar com meu apoio incondicional, mesmo que muitas vezes tivéssemos opiniões diferentes, mas ela e suas irmãs são filhas que sempre sonhei. A vida nos reserva surpresas agradáveis, e ser pai de uma soberana é uma delas. Me orgulho muito de ser pai da Andressa por sua trajetória de vida.

Blog: Que dicas podem ser dadas para os pais das atuais candidatas?
Neri: Este papel de coadjuvante é fundamental, pois o caminho a ser percorrido é árduo. Ser otimista, paciente, compreensivo, companheiro, carinhoso, afetuoso, amar e demonstrar isto por diversas maneiras a sua filha.