terça-feira, 25 de agosto de 2009

Olhar soberano IV: a rainha da Fenakiwi

Soberanas da região opinam sobre a Festa da Uva de Caxias do Sul. Farroupilha é representada por Rafaela Roth


Devido a necessidades de reformas no Parque Cinquentenário, casa da Fenakiwi, a comissão organizadora do evento resolveu não realizá-la em 2009. Mesmo assim, na noite de 28 de novembro do ano passado, Rafaela Roth foi eleita soberana da festa, que deverá ocorrer em 2010. Dentre 14 candidatas, Rafaela recebeu a coroa de rainha, Francini Lima do Nascimento e Maria Luiza Grazziotin Brittes os títulos de princesas.

Ao contrário da Festa da Uva, a escolha das soberanas da Festa Nacional do Kiwi não é aberta ao público geral. Apenas convidados e comissão organizadora participam, além das candidatas. A rainha Rafaela diz que sempre observa a magnitude do concurso de escolha das soberanas caxienses, assim como a própria Festuva. Ela já teve a oportunidade de estar com a rainha Andressa Grillo Lovato e destaca algumas características. "Beleza, simpatia, desenvoltura, carisma e carinho pela Festa da Uva".

Essa força sentida na soberana de Caxias faz Rafaela acreditar que é possível, junto com a comunidade, trabalhar para sempre realizar as festas com sucesso. "Por serem cidades muito próximas, acredito que o que estreita o relacionamento entre ambas (Fenakiwi e Festa da Uva), é a troca de experiências, a cooperação e ajuda mútuas, entre todos os envolvidos nas festas". A rainha da Fenakiwi acredita que o envolvimento das comunidades seja essencial para o desenvolvimento e crescimento dos dois eventos.

Foto: arquivo pessoal