quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Olhar soberano V: a rainha da Fest in Vêneto

Soberanas da região opinam sobre a Festa da Uva de Caxias do Sul. Jéssica Zalamena é da cidade de Cotiporã

Gastronomia, artesanato e cultura, todos baseados em tradições italianas. Estes são os ingredientes que ligam a Festa Nacional da Uva e a Fest in Vêneto de Cotiporã, a cerca de 70 quilômetros de Caxias. Em 2008, na sua quarta edição, o evento que acontece a cada dois anos, elegeu Jéssica Zalamena como rainha em formatos parecidos com a escolha das soberanas da Festa da Uva de Caxias do Sul.

Jéssica diz que existe uma inspiração na rainha da Festa da Uva, principalmente no comportamento. "Na postura e atitudes dela diante de um evento com tamanha abrangência". A própria eleição da corte é semelhante a da festa caxiense.

Entidades e comércio inscreveram 11 candidatas que, em 4 de novembro de 2007, antes de desfilarem, participaram de um coquetel e uma entrevista com os jurados. O desfile foi no ginásio municipal de Cotiporã e a festa foi garantida pela presença das torcidas.

Mas a Festuva não é a única a ser visualizada, Jéssica procura acompanhar todas as escolhas de soberanas da região, através do contato direto com as rainhas que irão entregar os cargos ou pela mídia. A jovem afirma que através da interação entre as cidades e as festas, ocorre uma maior divulgação e participação em ambos eventos. "Além, é claro, de mostrarmos a cultura da região", acrescenta.

Na foto, Jéssica (c) e as princesas Patrícia Renata Cenci e Alice Girardi, o trio de soberanas da Fest in Vêneto de Cotiporã.

Reveja as opinões de outras soberanas:
Olhar soberano I: a imperatriz da Fenavinho
Olhar soberano II: a rainha da Fenachamp
Olhar soberano III: a rainha da Fecouva
Olhar soberano IV: a rainha da Fenakiwi

Foto: arquivo pessoal